
Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

 

RTP e Serviço Público 

Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

SOUSA, H. e SANTOS, L. A. (2003) «RTP e Serviço Público, Um Percurso de inultrapassável 

dependência e contradição» in Pinto, Manuel et. al. A Televisão e a Cidadania, 

Contributos para o debate sobre o Serviço Público, Braga, Departamento de Ciências 

da Comunicação da Universidade do Minho. 

 
 

Autores 
Helena Sousa e Luís António Santos 

Departamento de Ciências da Comunicação 

Universidade do Minho 

Resumo 
A problematização do Serviço Público de televisão em Portugal e da sua relação com 

os telespectadores passa necessariamente pela história política e económica da 

Radiotelevisão Portuguesa (RTP). É impossível compreender a complexa relação com 

os seus públicos, e com a sociedade portuguesa em geral, sem um recuo no tempo, 

sem um olhar sobre o passado desta empresa e sobre o ambiente em que ela se 

implantou. Este capítulo pretende apresentar alguns elementos que contribuam para a 

compreensão deste presente, visa equacionar algumas questões que possam ajudar a 

explicar o status quo. Olhando para a história do país e da RTP, procuraremos 

demonstrar que servir o público nunca fez parte das preocupações nucleares deste 

Serviço Público. Independentemente das formas como poderia ter sido auscultado o 

interesse público, esta dimensão jamais adquiriu alguma centralidade. No essencial, a 

RTP manteve e perpetuou uma lógica de funcionamento de relevante prestação de 

serviço, mas ao poder político. 

 

 

A problematização do Serviço Público de televisão em Portugal e da sua relação com 

os telespectadores passa necessariamente pela história política e económica da 

Radiotelevisão Portuguesa (RTP). É impossível compreender a complexa relação com 

os seus públicos, e com a sociedade portuguesa em geral, sem um recuo no tempo, 

sem um olhar sobre o passado desta empresa e sobre o ambiente em que ela se 

CECS   Pág. 1 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

brought to you by COREView metadata, citation and similar papers at core.ac.uk

provided by Universidade do Minho: RepositoriUM

https://core.ac.uk/display/55602643?utm_source=pdf&utm_medium=banner&utm_campaign=pdf-decoration-v1


Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

implantou. Este capítulo pretende apresentar alguns elementos que contribuam para a 

compreensão deste presente, visa equacionar algumas questões que possam ajudar a 

explicar o status quo. Olhando para a história do país e da RTP, procuraremos 

demonstrar que servir o público nunca fez parte das preocupações nucleares deste 

Serviço Público. Independentemente das formas como poderia ter sido auscultado o 

interesse público, esta dimensão jamais adquiriu alguma centralidade. No essencial, a 

RTP manteve e perpetuou uma lógica de funcionamento de relevante prestação de 

serviço, mas ao poder político. 

 

Tornar habitual a ordem 

Nascida em 1956, a Radiotelevisão Portuguesa, SARL (RTP) é o resultado dos 

esforços de uma série de ‘reformadores’ do Regime, mas reflecte, claramente, todas 

as apreensões de uma estrutura dominante céptica e desconfiada. As inquietações  

avançadas, em 1935, pelo director do Secretariado de Propaganda Nacional, António 

Ferro, na inauguração da Emissora Nacional, sugeriam, desde logo, que o Estado 

entendia como natural uma postura instrumentalizadora dos órgãos de comunicação - 

«A primeira grande interrogação de quem toma posse deste lugar é a seguinte: deve a 

Emissora Nacional acompanhar o gosto do público ou dominá-lo? (...) A Emissora 

renunciaria ao seu programa essencial, ao próprio título de nobreza que contém o seu 

nome, se passasse o tempo a satisfazer as exigências medíocres de certas camadas 

da população de radio-ouvintes, que precisam de ser orientadas, ensinadas e nunca 

lisonjeadas nas suas baixas tendências. (...) Este organismo falhará, na verdade, se 

não for, em todas as horas, para além da objectiva propaganda política, o porta-voz da 

revolução libertadora e renovadora que lhe deu o ser» (1935: v.pág). Na essência, 

este entendimento muito particular manter-se-ia, quer ao nível do discurso quer ao 

nível da prática, inalterável até 1974. 

O projecto de Dec-Lei de 1955 para a criação da RTP continha cláusulas sobre a 

suspensão do serviço pelo governo e sobre a eventual substituição da empresa 

concessionária, sempre que isso fosse do interesse nacional (Teves, 1998:30). O 

então ministro da Presidência, Marcello Caetano, liderou todo o processo de 

estruturação e fundação da nova empresa de teledifusão com entusiasmo pessoal, 

desde as regras de concessão às questões mais técnicas. De imediato, ficariam, 

porém, bem explícitos receios e cautelas do Estado Novo face ao meio que dava 

‘dores de cabeça’ a Salazar: «A televisão é um instrumento de acção, benéfico ou 

CECS   Pág. 2 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

maléfico, consoante o critério que presidir à sua utilização. O governo espera que os 

dirigentes do novo serviço público saibam fazer desse instrumento um meio de 

elevação moral e cultural do povo português» (Teves, 1998:31). 

Indubitavelmente, a RTP iria ser, em simultâneo, repositório e catalisadora de muito 

mais do que isso. Ainda que controlada e clinicamente amputada, a ficção 

internacional (sobretudo anglófona) trazia aos portugueses imagens de outros 

universos sociais e impressões de outros ambientes. A tele-escola cumpriu um papel 

de relevo no combate à volumosa iliteracia, a produção de ficção nacional 

(nomeadamente os tele-teatros) aproximou a audiência de textos literários relevantes, 

os concursos e os espaços de entretenimento divulgaram pessoas e actividades até 

então desconhecidas do grande público e a emergência de programas temáticos de 

grande sucesso (como a ‘Conquista do Espaço’, de Eurico da Fonseca; ou o ‘TV 

Rural’, de Sousa Veloso) contribuiu decisivamente para aquilo que é entendido como o 

processo ‘silencioso’ de mudança social que ajudou, em última análise, a criar as 

condições para o sucesso do 25 de Abril. Esta transformação social não aparente era 

contrária a alguns dos dogmas ideológicos do Estado Novo, embora estivesse 

intimamente ligada à estrutura de prioridades económicas e políticas do Estado. 

Concebida à luz de uma visão predominantemente financeira do Estado, a proposta de 

uma sociedade ordenada (de matriz corporativa) – como contra-modelo simultâneo a 

uma estruturação capitalista e a uma proposta ausência de estruturas socialista – 

provou ser uma prioridade de segunda grandeza, como o foram a construção de 

estradas ou a electrificação; serviu, sobretudo, um propósito, ao invés de ser um sólido 

objectivo político. A ‘estrutura orgânica’ da nação portuguesa foi, portanto, sempre 

assumida como um dado adquirido e, acima de tudo, imutável. Acresce a isto a noção 

de que uma tranquilidade derivada da ordem seria suficiente para preservar o 

incoerente ‘estatismo orgânico’ e para o manter sob controle, quaisquer que fossem as 

mudanças sociais ou económicas ocorridas. 

Na realidade, o gradual afastamento de noções fisiocráticas de desenvolvimento 

económico indiciava que os planos de uma nação pacífica e contente - onde a 

tranquilidade rural seria o objectivo da maioria e onde a urbanização e o 

desenvolvimento de infra-estruturas apareciam apenas como necessidades – estavam 

CECS   Pág. 3 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

em perigo, apesar de o discurso oficial os manter como propostas viáveis, pelo menos 

até ao desaparecimento de Salazar1. 

O papel cada vez mais relevante do desenvolvimento industrial aliado à implantação 

geográfica das novas unidades e às restrições salariais impostas pelo Estado foram 

determinantes para o aumento dos fluxos migratórios, tanto dentro como para fora do 

país. As deslocações sazonais ligadas ao calendário rural – comuns, pelo menos, até 

à década de 30 – começariam a ser gradualmente substituídas por movimentos mais 

permanentes e, na generalidade, unidireccionais, ou seja, do interior agrário para o 

litoral mais industrialmente desenvolvido. Além disso, o migrante médio mudava de 

profissão à chegada, sobretudo para actividades ligadas ao sector secundário2. Os 

que escolhiam sair eram também diferentes dos que o haviam feito décadas antes. 

Tratava-se agora fundamentalmente de homens jovens, viajando sem as famílias e 

escolhendo como destino a Europa3. 

A referida urbanização de um número considerável de trabalhadores agrários4 e a 

crescente proximidade entre os que ficavam no país e os que escolhiam procurar 

novos rumos em países necessitados de mão-de-obra, como a França e a República 

Federal Alemã5, contribuíram para a adopção de novos padrões de comportamento e 

consumo, auxiliados por um aumento nos níveis de literacia e por um mais fácil acesso 

a meios de comunicação social nacionais e estrangeiros. 

A RTP integra-se, assim – mais por arrastamento do que por intenção expressa -, 

neste lento mas continuado movimento de transformação que, sobretudo depois de 

1960, possibilita uma maior complexificação e interligação do tecido social português. 

Com as devidas ressalvas, é possível falar, pela primeira vez, em sinais de 

homogeneidade que, definitivamente, começam a diluir a – até aí – quase estanque 

dualidade (aos níveis social, económico e geográfica) que caracterizava o país no 

                                                           
1 Uma das mais exemplificativas imagens da percepção que Salazar tinha da ‘normalidade específica’ portuguesa e do 
seu apego a uma certa ‘paisagem moral’ pode ser avaliada a partir do conteúdo de uma carta de 1962 ao responsável 
máximo da multinacional Coca-Cola para a Europa, A. Makinsky. Justificando a sua oposição ao aparecimento daquela 
marca no Mercado português, Salazar diria: « Portugal é um país conservador, paternalista e – Deus seja louvado – 
‘atrasado’, termo que eu considero mais lisonjeiro que pejorativo. O senhor arrisca-se a introduzir em Portugal aquilo 
que eu detesto acima de tudo, ou seja, o modernismo e a famosa efficiency’. Estremeço perante a ideia dos vossos 
camiões a percorrer, a toda a velocidade, as ruas das nossas velhas cidades, acelerando, à medida que passam, o 
ritmo dos nossos hábitos seculares»  (citado em Mónica, 1996: 23).  
2 Sobre movimento migratórios internos no período pós-Segunda Guerra Mundial e sobre a crescente desertificação 
demográfica do interior em favor dos centros industralizados, como Lisboa e Setúbal, ver Barreto e Mónica (1999: 459-
460), Rosas e Brito (1996, Vol. II: 561-565) e Ferrão (1996: 33-51). 
3 Para uma leitura complementar, ver Rosas e Brito (1996: 294-297), Rosas (1994a: 423), e Ferrão (1996: 37). 
4 Autores como Ferrão consideram que tal processo não deveria strictu sensu ser considerado como ‘urbanização’, 
sobretudo porque tal conceito pode levar-nos a inevitáveis comparações com fenómenos semelhantes ocorridos 
noutros países europeus. O termo correcto deveria ser sub-urbanização, uma vez que os fluxos migratórios internos 
quase nunca tinham como ponto de chegada as cidades, mas antes as localidades vizinhas (1996). 
5 Este novo emigrante é apropriadamente descrito como um ‘trabalhador no estrangeiro e noivo na terra’ (Bandeira, 
1993, citado em Ferrão, 1996: 36). 

CECS   Pág. 4 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

início do Estado Novo. Factores como um melhorado sistema de estradas, a acima 

mencionada transmigração de mão-de-obra e, até mesmo, a circunscrição militar (num 

período de 12 anos mais de um milhão de jovens portugueses viajaram continuamente 

dentro do país e para os territórios africanos) tiveram um papel igualmente relevante 

no despertar de um auto-conhecimento e, também, na emergência de áreas da vida 

social potencialmente contenciosas (Barreto, 1996: 36-37). 

Embora este processo espelhasse – se bem que com algum atraso – o sucedido 

noutros países europeus, dois factores relevantes condicionaram a sua singular 

evolução: em primeiro lugar, o ritmo de mudança foi muito mais rápido; em segundo 

lugar, aconteceu na sombra de um sistema político formalmente imutável, atento a 

qualquer tipo de dissidência, enérgico a combater aquilo que percepcionava como 

pronunciamentos e iniciativas externas hostis e, acima de tudo, absolutamente 

contrário a qualquer passo no sentido de um modelo de governação participada. 

Depois da subida ao poder de Marcello Caetano, em 1968, a RTP (também, nesse 

ano, com acesso a um 2º canal) passa a disponibilizar mais horas de programação, 

com mais variedade temática, e adopta claramente uma nova estratégia de 

relacionamento com uma crescente audiência. A programação aparenta reflectir um 

ligeiro abrandamento no controlo estatal (foi possível, por exemplo, assistir a peças de 

teatro de Garcia Llorca), mas a informação dá passos muito significativos no sentido 

da ostensiva propaganda (ver Cádima, 1996: 201-333). Enfrentando as emergentes 

dificuldades que resultavam do processo social de integração interna/maior contacto 

com o exterior e do envolvimento do país num conflito militar em três frentes, o 

governo de Marcello Caetano adopta (aqui, como noutras áreas) uma postura com 

tanto de tentada conciliação de interesses como de inultrapassável contradição. A 

amálgama resultante de uma programação mais ‘aberta’ com uma informação ainda 

mais controlada e direccionada teria como objectivo supremo (porventura tão ingénuo 

como absurdo) aumentar a proximidade entre governantes e governados, como tão 

exemplarmente demonstrou o próprio presidente do Conselho com as suas 

‘Conversas em Família’. Sob a liderança de Ramiro Valadão, a RTP iria, nos primeiros 

anos da década de 1970, manter-se ainda mais fiel à intenção de cumprir claros 

«objectivos políticos» de «orientação» da opinião pública. Poderá, em abstracto, 

argumentar-se que havia mudado a postura e o estilo de quem exercia o seu poder 

sobre a RTP, que o esforço continuado de inúmeros profissionais ajudou a alterar a 

forma como os portugueses se viam e viam o exterior e que a crescente integração da 

empresa em organismos internacionais de televisão a tornava mais permeável a 

CECS   Pág. 5 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

influências renovadoras. A validade de tal postulação não ilude, porém, o essencial: a 

televisão estatal portuguesa foi criada e consolidada sob pressupostos de apertado 

controlo e sem interesse visível pela opinião do público. Este quadro – tanto de acção 

como de estrutura ideológica - permaneceu, no essencial, imutável até ao fim do 

Estado Novo, como é visível nas palavras do deputado Manuel José Homem de Mello, 

durante um debate na Assembleia Nacional, em finais de 1972: «Acresce que se trata 

de um meio de comunicação por tal forma poderoso e sedutor que o Estado tem o 

dever de zelar pela respectiva utilização, evitando que possa ser colocado ao alcance 

de hábeis manipuladores de opinião pública – insuficientemente preparada para se 

defender da forma mais lúcida e conveniente». 

A oportunidade da liberdade 

No dia 25 de Abril de 1974, foi a Rádio que informou os portugueses da mudança 

política em curso, mas foi a televisão que mostrou, pela primeira vez, os rostos de 

alguns dos protagonistas. O país esperou pela 1:23 horas já do dia 26 para conhecer a 

Junta de Salvação Nacional e para ouvir a proclamação do Presidente da República 

indigitado, o general António de Spínola. O ambiente de auto-gestão eufórica dos 

primeiros dias sem ‘exame prévio’ seria, no entanto, substituído por um visível jogo de 

forças – espelho da actividade política e social do instante – que afastaria qualquer 

possibilidade de discussão séria e fundamentada sobre o destino da RTP como 

Serviço Público de Televisão e que a deixaria, em termos de gestão de conteúdos, nos 

antípodas do proposto, durante a emissão do Telejornal de 3 de Maio de 1974: «a 

intenção de se manter numa linha de equilíbrio entre as diversas forças políticas, com 

absoluto respeito pelas correntes de opinião venham elas donde vierem e dando a 

todas, da direita e da esquerda, as mesmas possibilidades» (citado em Teves, 1998: 

209). 

Foi o próprio MFA que abriu as portas a um novo ciclo de controlo político da RTP e de 

outros importantes meios de comunicação social ao implementar medidas que dessem 

resposta conjunta a duas preocupações: a destruição dos mecanismos repressivos de 

liberdade de expressão próprios do antigo regime e a garantia de que o novo poder 

político manteria acesso privilegiado aos órgãos de informação de maior audiência 

(Mesquita, 1994: 366). Assim, a abolição da censura e do exame prévio foi 

acompanhada da criação de uma comissão ad-hoc, para controlo da imprensa, rádio, 

CECS   Pág. 6 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

televisão, teatro e cinema, «de carácter transitório» e directamente dependente da 

Junta de Salvação Nacional6.  

Do ponto de vista formal, o Estado foi célere na aprovação de uma nova Lei de 

Imprensa (em preparação desde Agosto de 1974 e publicada em 26 de Fevereiro de 

1975), mas foi bem mais prudente na definição de um regime legal para o Audiovisual 

(a Lei da Televisão só seria aprovada em 1979), indicando, desta forma, a sua 

reduzida aptência para alterar procedimentos e enquadramentos nos media 

electrónicos. Os acontecimentos do 11 de Março de 1975 precipitaram uma ainda 

mais clara instrumentalização dos meios de comunicação social em geral - a 

nacionalização da banca e dos seguros é apontada como responsável pela 

nacionalização de inúmeros títulos da Imprensa - e da RTP em particular, ao serviço 

da construção de uma ‘democracia popular’, onde  a liberdade era encarada como um 

conceito flexível7. O VI governo provisório, que entra em funções depois do chamado 

‘Verão Quente’, tem - pelo menos até ao 25 de Novembro – alguma dificuldade em 

controlar o estado de ‘aparente anarquia’ de que se queixava, à época,  Melo Antunes 

(Mesquita, 1994: 382), e avança por uma solução que procura restituir a primazia ao 

governo – a nacionalização8. Ao consagrar o princípio, herdado do Estado Novo, de 

que a televisão não poderia ser objecto de propriedade privada, a Constituição de 

1976 afastou, em definitivo, qualquer possibilidade de a mudança política ter aberto 

um espaço de reflexão e de reformulação do serviço televisivo nacional. O preceito 

constitucional não teve acolhimento unânime, mas as discussões centravam-se, 

sobretudo, na questão da propriedade (aventando-se a possibilidade de concessão de 

exploração), denotando a permanência de uma observação quase exclusivamente 

centrada no relacionamento Estado – operador. 

A RTP continuou, assim, a ser vista pelos inúmeros e sucessivos ‘vencedores' da 

revolução como instrumento de mobilização e de acção política9 e a ser controlada 

directamente pelos sucessivos governos. No espaço de uma década, depois de 1974, 

                                                           
6 A constituição desta comissão ad-hoc mudou frequentemente seguindo, de perto, a indicação de predominância de 
uma ou outra facções no seio do MFA e na Junta de Salvação Nacional. Uma parcialidade negativa relativamente aos 
meios mais abertamente apoiantes de tendências esquerdistas foi, depois do 28 de Setembro, substituída por um 
pendor de natureza precisamente contrária. De 6 de Setembro de 1974 a 28 de Fevereiro de 1975, a comissão 
suspendeu 28 publicações abertamente ligadas à Igreja Católica (Mesquita, 1988: 89). 
7 Ver entrevista de Vasco Gonçalves ao Diário de Notícias, 25.04.1975. 
8 A RTP transformou-se numa empresa pública, passando de Radiotelevisão Portuguesa SARL a Radiotelevisão 
Portuguesa, EP (Decreto-lei nº 674-D/75 de 02.12.75). 
9 A título de exemplo, recorde-se, ainda,  a perplexidade da célula dos trabalhadores comunistas da RTP face à postura 
da estação na sequência dos acontecimento do 11 de Março de 1975: «Enquanto os outros órgãos de comunicação 
social se mobilizavam rapidamente ao lado do MFA e das massas populares, num admirável esforço conjunto para 
enfrentar e aniquilar o criminoso golpe fascista e para manter alerta a vigilância popular, a Comissão da RTP 
prosseguia uma linha de incompreensível neutralidade – tanto mais incompreensível quanto é certo tratar-se do meio 
de comunicação social com maior impacto junto das vastas camadas da população» (citado em Teves, 1998: 218). 

CECS   Pág. 7 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

os onze lugares do Conselho de Administração da empresa e as 20 directorias foram, 

respectivamente, ocupadas por 80 e 130 pessoas, cujas qualificações para o exercício 

das funções eram menos relevantes do que a sua filiação política (Optenhogel, 1986: 

243). 

Um período – o de 1977 a 1980 – parece ter ficado na história da empresa como o de 

maior proximidade com o que poderia considerar-se uma intenção de serviço público. 

Durante a gestão de João Soares Louro, a RTP adopta, pela primeira vez, uma 

estratégia de programação alternativa para o 2º canal - pretendendo ‘ter em conta as 

aspirações das pessoas’, mas tentando também apresentar-lhes aquilo a que, de outra 

forma, não teriam acesso10 - e avança com medidas concretas para a autonomização 

financeira da empresa. Trata-se, ainda assim, de uma opção de gestão, 

eventualmente fundamentada em percepções e contacto com outras realidades, mas 

nunca resultante de uma reflexão alargada e participada. 

A vitória eleitoral da Aliança Democrática (AD), em 1980, implicou uma mudança de 

rumo e as subsequentes administrações optam por dar corpo à nova dupla prioridade 

do governo – saneamento financeiro e incremento da instrumentalização. Como 

admitiria Victor Cunha Rego – o primeiro presidente do Conselho de Administração 

nomeado pela AD – «a imparcialidade na televisão estatal era impensável»11. 

A revisão constitucional de 1982 manteve inalterada a exclusividade estatal no 

domínio da actividade televisiva, embora as pressões para uma mudança significativa 

fossem, nessa altura, já muito mais visíveis. Invocando a Concordata e a própria 

Constituição, a Igreja Católica pediu aos governos da AD a concessão de um canal 

regional de televisão12. A pretensão esbarrou na falta de consenso parlamentar, mas 

tornou o tema politicamente incontornável nos anos seguintes. A adesão de Portugal à 

Comunidade Económica Europeia proporcionou ao país um significativo crescimento 

económico (aumentando o potencial mercado publicitário), mas também trouxe um 

incremento nas pressões, internas e externas, para a abertura da TV à iniciativa 

privada. A mudança de posição do Partido Socialista, a partir de meados da década de 

198013, garantiu a existência de um consenso político-parlamentar suficiente para 
                                                           
10 Público (08.04.1994), ‘Tendências e dependências no Audiovisual’, Dossier «20 Anos – 25 de Abril».  
11 Citado em Bruneau (1986), p. 173. 
12 A Igreja Católica apresentou requerimentos ao governo em 29 de Dezembro de 1980 e em 6 de Abril de 1981 (ver 
Carvalho, 2002: 15) 
13 Segundo Alberto Arons de Carvalho (2002: 16), a mudança acontece ainda em 1985. Durante o debate parlamentar 
sobre a concessão de um canal à Igreja, dois deputados do PS, Raul Junqueiro e Jorge Lacão, admitem a 
possibilidade de se conceder a exploração de um canal de televisão à iniciativa privada. Ainda em 1985, o programa de 
governo que a liderança de Vítor Constâncio submete ao plebiscito popular dá à nova postura um carácter mais formal, 
propondo ‘eliminar o impedimento constitucional ao acesso à actividade de radiotelevisão por parte do sector 
coorporativo ou privado’. 

CECS   Pág. 8 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

tornar irreversível o processo. As eleições de Julho de 1987, após a dissolução do 

Parlamento, viriam a transferir para o primeiro governo de maioria absoluta do PSD, 

liderado por Cavaco Silva, a incumbência de dar forma ao processo.  

Mais de uma década depois da revolução, a televisão continuava, porém, a ser 

equacionada quase exclusivamente em termos de propriedade e o operador estatal 

não tinha tido a oportunidade de se reiventar. Os líderes democratas deram-se bem 

com a herança do Estado Novo e, no essencial, quando alcançaram o poder, fizeram o 

possível por garantir da RTP uma prestação ‘tranquila’. O público era, claramente, 

distinto e com novos interesses e motivações, mas a televisão nunca teve outra opção 

senão manter-se fiel à sua essência fundadora – servir o poder político. 

O Portugal que entrava na Comunidade Económica Europeia tinha, depois do 25 de 

Abril, acelerado o ritmo das mudanças em curso desde a década de 1960. O país 

libertou-se formalmente da ligação a África e encontrou novos espaços de 

democratização da vida política, novas formas de relacionamento social e, 

significativamente, diferentes regras de comportamento individual. A população – do 

ponto de vista demográfico – também não era a mesma. A emigração decresceu e 

Portugal começou a deixar de ser país de partida, para se transformar gradualmente 

em país de chegada (a singularidade do fenómeno ‘retornados’ aumentou, no espaço 

de meses, a população em cerca de 7%). A abertura económica incentivou o contacto 

com capitais e metódos de gestão estrangeiros, integrou mais empresas portuguesas 

em circuitos de distribuição multinacionais e abriu o mercado nacional a novos 

produtos. Se equacionarmos estas mudanças em conjunto com duas outras – o 

crescimento do sistema educativo e um investimento substancial em obras públicas – 

facilmente chegamos a um dos conceito que definia aquele momento particular: a 

mobilidade. Do ponto de vista ideológico, temos um Portugal ‘a caminho da Europa’, 

pleno de ambição e, acima de tudo, de expectativas. À semelhança do que aconteceu 

noutros períodos da história contemporânea, a necessidade vital de uma projecção 

externa está garantida com a melhor de todas as imagens possíveis: a de um país 

europeu, desenvolvido e pleno de recursos14.  

Esta envolvência ajudará, talvez, a explicar a proliferação dos meios individuais de 

captação de sinais televisivos estrangeiros via satélite e permitirá, por certo, avaliar 

melhor a distância entre o ‘desejado’ e o ‘oferecido’ em termos de programação 

nacional.  
                                                           
14 A noção do ‘Eldorado’ foi exaustivamente utilizada pelos políticos com responsabilidades governativas na altura e 
contribuíu decisivamente para cimentar a percepção de que o sucesso era inevitável. 

CECS   Pág. 9 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

 

Ventos de Mudança 

A abertura da televisão à iniciativa privada foi, sem dúvida, o aspecto mais marcante 

da intervenção dos governos de Cavaco Silva na esfera mediática. A Constituição de 

1976 só permitia a existência de televisão pública e foi apenas em 1989 que os 

obstáculos à entrada de operadores privados na actividade televisiva foram retirados 

do texto constitucional. Em 1990, a Assembleia da República aprovou a Lei da 

Televisão que previa a existência de operadores privados e, no ano seguinte, foi 

aberto o concurso. No meio de uma enorme controvérsia sobre o processo de 

atribuição de frequências, Cavaco Silva decidiu atribuir - em 1992 - duas frequências 

de televisão nacionais: uma à Sociedade Independente de Comunicação (SIC), 

liderada por Pinto Balsemão e outra à Televisão Independente (TVI), um canal de 

inspiração cristã, então associado à Igreja Católica. Para trás, ficou o projecto TV1 de 

Proença de Carvalho e Carlos Barbosa. 

O sistema de televisão hertziana, em Portugal Continental, passou assim a dispor de 

quatro canais (dois públicos e dois privados). Tal como no sector radiofónico, esta 

transformação no sector televisivo não foi precedida de um estudo cuidado sobre as 

implicações da reforma. Todas as atenções estavam centradas nos actores que iriam 

ser contemplados com estas frequências e nas implicações políticas de tal decisão. 

Questões absolutamente cruciais, num momento de abertura de um mercado desta 

natureza, foram relegadas para segundo plano. A dimensão do mercado publicitário, 

fontes alternativas de financiamento dos canais, clarificação das regras de 

concorrência, limites e obrigações ao nível da informação e programação de canais 

públicos e privados, entre muitas outras questões, foram negligenciadas. 

A abertura do mercado televisivo teve naturalmente um grande impacto na actividade 

do operador público de televisão. A RTP passou a competir pelo mesmo bolo 

publicitário com mais dois operadores. Tendo sido também abolida a taxa de televisão 

e vendida à Portugal Telecom a sua rede de transmissores, a RTP sofreu uma drástica 

redução das suas receitas e um aumento das despesas, relacionado não só com o 

pagamento da transmissão de sinal, mas também com a necessidade de competir 

pelos mesmos produtos audiovisuais e recursos humanos. A disputa por programas, 

formatos e estrelas inflacionou o seu custo.  

A agressividade concorrencial do então director de Informação e Programas da RTP, 

José Eduardo Moniz, fez com que o Presidente do Conselho de Administração, Freitas 

CECS   Pág. 10 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

Cruz, ordenasse cortes nas despesas com enviados especiais, na utilização de 

satélites, no recurso a equipas de produção externa e na compra de programas. No 

entanto, as dificuldades financeiras da RTP não se aproximavam de um fim. A 25 de 

Janeiro de 1995, Freitas Cruz revelou ao jornal Público que o défice acumulado da 

empresa, no fecho das contas de 1994, se havia elevado a 25 milhões de contos. As 

dificuldades financeiras da RTP reflectiam também o sucesso comercial de um dos 

operadores privados. Dois anos e sete meses depois de ter iniciado as suas emissões, 

e apesar da feroz concorrência da RTP, a SIC ultrapassou o share semanal do Canal 

1 da RTP (Pinto et al., 2000: 147). Seguindo uma eficaz estratégia de programação, a 

SIC conquistou a atenção dos portugueses e, consequentemente, uma parte 

significativa do bolo publicitário. 

Se, por um lado, a reestruturação do sector televisivo agravou seriamente a situação 

financeira da RTP; por outro lado, a reestruturação não trouxe novidades quanto à 

independência política da estação. Tal como no passado, a RTP continuou a ser vista 

como uma estação dependente dos interesses dos governos do dia e incapaz de 

garantir um tratamento equilibrado dos diversos actores políticos.  

O facto de a empresa nunca ter visto clarificado o seu papel enquanto operador 

público de televisão não contribuiu para a resolução dos problemas. Ainda que o 

segundo governo maioritário de Cavaco Silva tivesse tentado introduzir algumas 

alterações na relação entre o Estado e a empresa, fê-lo de forma inepta e sem 

qualquer resultado positivo através de um Contrato de Concessão de Serviço Público 

de Televisão, assinado em 17 de Março de 1993. O governo de Cavaco Silva 

considerou que uma televisão seria de Serviço Público enquanto cumprisse um 

determinado número de tarefas. Na cláusula 5 do Contrato de 1993, podia ler-se que a 

RTP ficava obrigada a pautar a sua programação pelo respeito pelo interesse público, 

por exigências de qualidade e de diversidade para assim promover o esclarecimento, 

formação e participação cívica e política dos cidadãos; era ainda sua obrigação 

contribuir para a informação, recreio e promoção educacional e cultural do público em 

geral, no respeito pela identidade nacional e ficava também com a incumbência de 

promover a produção e emissão de programas educativos ou formativos, 

especialmente os dirigidos a crianças, minorias e deficientes auditivos. Acontece que a 

longa lista de objectivos não era complementada com orientações concretas sobre 

tipos e/ou géneros de programas que mais se adequariam a esta visão programática. 

Não houve qualquer tentativa de explicitar o que se entenderia por ‘respeito pelo 

interesse do público’ nem por ‘exigências de qualidade e de diversidade’. 

CECS   Pág. 11 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

Substancialmente esvasiada de meios, privada de parte significativa das suas receitas 

e pressionada por uma feroz concorrência a RTP não conseguiria, nem mesmo neste 

período, um claro e inequívoco posicionamento do seu accionista maioritário sobre as 

funções que competiam e sobre o papel a desempenhar no novo enquadramento 

televisivo nacional. 

A Lei da Televisão (Lei  nº 58/90 de 7 de Setembro) – aprovada pelo 1º governo 

maioritário de Cavaco Silva – colocava o público, que por vezes denomina de 

cidadãos, no centro do sistema televisivo. Foi precisamente considerando aquilo que o 

legislador pensava ser o interesse do público que os objectivos genéricos e 

específicos da actividade da televisão foram então definidos. De acordo com este 

documento (cf. artigo 6º), a actividade televisiva deveria contribuir para a informação e 

formação do público e defesa dos valores culturais que exprimem a identidade 

nacional; para a formação de uma consciência crítica; para a recreação e promoção 

cultural do público e para favorecer o conhecimento mútuo e o intercâmbio de ideias 

entre cidadãos portugueses e estrangeiros. A televisão deveria, portanto, assegurar a 

independência, o pluralismo, o rigor e a objectividade da informação; promover a 

criação de programas dirigidos a crianças, jovens e minorias culturais e contribuir para 

o esclarecimento, a formação e a participação cívica e política da população. Quanto 

aos objectivos da actividade televisiva, a lei não estabelecia qualquer diferenciação 

entre o operador público e os operadores privados. Todos quantos interviessem nesta 

actividade deveriam ter como finalidade zelar por aquilo que o legislador entendeu ser 

o bem público ou o interesse público.  

Quaisquer que tenham sido as intenções do legislador, houve uma clara contradição 

entre o que era dito e o que foi concretizado. No que diz directamente respeito à RTP, 

a lei não passou de letra morta. A RTP não procurou desenvolver a sua estratégia de 

programação em função dos cidadãos. A informação, antes e depois da abertura da 

televisão à iniciativa privada, manteve-se na RTP muito próxima dos interesses 

governamentais. 

No início dos anos 90, o então presidente da República, Mário Soares, chegou mesmo 

a dirigir uma mensagem à Assembleia da República, na qual criticava duramente o 

papel desempenhado pela RTP em matéria de pluralismo e independência. «Como é 

do conhecimento dos Senhores Deputados, tem havido queixas e protestos, 

individuais e colectivos, vindos dos mais diferentes sectores da opinião nacional 

denunciando a discriminação ou a dificuldade no acesso aos meios de comunicação 

CECS   Pág. 12 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

social do sector público – que constituem serviços com o dever de isenção – e, em 

especial, a governamentalização da RTP. A manipulação dos telejornais tem sido 

frequentemente referida como uma prática constante, indigna de um país democrático 

membro da Comunidade Europeia. Sou sensível a estas queixas, como me cumpre. E 

sem recorrer a uma enumeração de factos concretos – toda a gente os conhece, por 

experiência directa – não deixarei, contudo, de referir algumas práticas que, de modo 

mais comum, reflectem essas queixas: a incoerência dos critérios jornalísticos e o 

desequilíbrio da sua aplicação em relação ao governo e aos partidos da Oposição; o 

sistemático tratamento das iniciativas destes partidos em horários e blocos noticiosos 

de menor audiência; a utilização de técnicas de montagem; a incapacidade de 

comunicação e a presença dos intervenientes, sobretudo quando não são certos 

membros do governo; a omissão ou a minimização de iniciativas sociais 

independentes do governo ou em confronto com ele; a insuficiência de debates sérios 

sobre os grandes problemas da actualidade; o afastamento de profissionais 

qualificados e isentos; o recurso a comentadores anódinos ou apenas representativos 

de franjas marginais da opinião; finalmente, a chocante discriminação no tratamento 

das actividades dos diferentes órgãos de soberania» (Soares, 1991: 2-3). 

A entrada dos novos operadores no mercado não garantiu a independência da RTP e 

veio ainda acelerar a espectacularização da informação. José Manuel Barata-Feio diz 

a este propósito que, em 1993, teve oportunidade de ver aplicar, na RTP, o novo 

critério editorial vigente: «isto vende ou isto não vende?» (2002: 29). E acrescenta a 

este propósito: «No número de coisas «que vendem» em televisão, estão 

manifestamente incluídas a violência informativa, a violência em ficção, a violência 

psicológica, a violência cultural, a violência gratuita e, mais recentemente, a violência 

ficcionada» (2002: 29). 

Ainda que obviamente beneficiado pelas vantagens de uma postulação a posteriori, o 

ministro da Cultura do primeiro governo socialista pós-Cavaco Silva, Manuel Maria 

Carrilho, referia-se, nos seguintes termos, ao legado social-democrata: «Num quadro 

cuidadosamente minado pela irresponsabilidade cavaquista – que tornou Portugal no 

único país europeu em que o Estado aboliu a taxa, tendo ao mesmo tempo alienado a 

rede de retransmissores –, o serviço público de televisão tornou-se rapidamente num 

bloco de chumbo, incapaz de traçar a estratégica própria que uma visão moderna do 

país tão imperativamente exigia» (Expresso Online, 26/02/2000, País). Diria ainda 

Manuel Maria Carrilho: «Em 1995 tudo estava já bem minado, com um quadro de 

acelerada senescência do serviço público, com um absurdo mimetismo concorrencial 

CECS   Pág. 13 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

com as estações privadas e uma cada vez maior homogeneização do panorama 

audiovisual, onde a proclamação dos vencedores e dos vencidos – bem como o 

empobrecedor triunfo do ecrã único –, era apenas uma questão de tempo» (Expresso 

Online, 26/02/2000). 

 

Desorientação e incertezas 

Com a chegada dos socialistas ao governo, esperavam-se mudanças ao nível da 

gestão da RTP, da sua estratégia de programação e do desenvolvimento de uma 

independência efectiva face ao poder político. As reformas estruturais no sector da 

televisão tinham sido já introduzidas, mas os socialistas – ferozes críticos da 

governamentalização, da descapitalização e da ineficaz gestão da RTP – prometiam 

alterações. O programa do governo (Assembleia da República, 1995) não previa a 

inversão de medidas na área da televisão, mas avançava com propostas de 

instrumentos legais e de organismos de regulamentação. 

Considerando prioritário i) o direito à informação e as suas garantias institucionais, ii) 
a revitalização do tecido industrial do sector, iii) o rigor e a independência na gestão 

do sector público da comunicação social e iv) a presença activa nas relações 

internacionais, o primeiro governo de António Guterres propôs algumas medidas que, 

ignorando a história, poderiam ser entendidas como anacrónicas: 

a) Uma nova Lei de Imprensa que garantisse de forma inovadora a liberdade de 

informação e os direitos dos jornalistas; 

b) Alteração da composição da Alta Autoridade para a Comunicação Social, passando 

os quatro membros cooptados pelos representantes do governo e da Assembleia da 

República a ser indicados por organismos representativos da opinião pública e da 

cultura; 

c) Revisão das competências da Alta Autoridade para a Comunicação Social que 

deverá ter poderes mais amplos na salvaguarda da independência dos órgãos de 

comunicação social do Estado, na garantia da isenção do licenciamento dos novos 

operadores de rádio e de televisão; 

(...) 

CECS   Pág. 14 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

e) Revisão do Contrato de Concessão de Serviço Público que passaria por um novo 

quadro de exigências para esta empresa e, simultaneamente, por um financiamento 

adequado à natureza do serviço público a prestar; 

(...) 

g) Garantia de independência dos serviços públicos de televisão e rádio, com modelos 

de gestão de representatividade social para as respectivas empresas». 

Para um governo que tomava posse 25 anos depois da Revolução que aboliu o exame 

prévio, a preocupação com a independência dos órgãos de comunicação estatais 

poderia parecer, neste momento histórico, totalmente desajustada. No entanto, se 

tomarmos em consideração a forma como os media do Estado, em geral, e a RTP, em 

particular, foram ostensivamente instrumentalizados, tais objectivos adquiriam um 

sentido muito particular. Os socialistas estavam apostados em encerrar o ciclo do 

controle de conteúdos e a dependência da RTP dos governos do dia. 

Se foi relativamente fácil avançar com uma nova definição de objectivos, o mesmo não 

pode ser dito relativamente à sua operacionalização. A apressada abertura do 

mercado à iniciativa privada criou grandes dificuldades à empresa e o Secretário de 

Estado da Comunicação Social, Alberto Arons de Carvalho, dizia-se disposto a 

dedicar-lhe grande atenção. Só que, operando num contexto de profundas 

contradições governativas, as suas intenções não passaram disso mesmo. 

Foram aprovados planos de reestruturação da empresa e colocados na Direcção da 

Informação profissionais conhecidos pelo seu rigor e independência. Joaquim Furtado 

dirigiu a Informação e a Programação entre Janeiro de 1996 e Março de 1998. 

Todavia, estas medidas acabaram por se tornar inconsequentes. A empresa não 

conseguiu resolver os seus problemas financeiros e de orientação editorial, 

registando-se, em vários planos, um agravamento da situação. 

Na primeira entrevista de balanço do seu período de gestão, após a demissão da RTP 

(Expresso on-line: 4/4/98, Sociedade), Joaquim Furtado afirma que, quando foi 

convidado para a direcção da RTP, em finais de 1995, havia uma perspectiva de 

mudança radical e que uma dessas mudanças era a do estatuto da empresa:«cortar a 

relação directa, e até uma certa promiscuidade, que sempre houvera entre as 

administrações e os governos». Joaquim Furtado argumenta que «não basta haver 

uma predisposição de independência, é preciso que a lei a garanta por si só. Se não, o 

comportamento da RTP depende de quem lá está e da interpretação que os 

CECS   Pág. 15 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

administradores fizerem das suas competências». Explicando a demissão do cargo de 

director-coordenador de Programas e Informação, Joaquim Furtado salienta, na 

mesma entrevista, que um dos pontos de glória da sua direcção foi ter sido capaz de 

garantir a isenção e o pluralismo da informação, o que não é pouco na história da 

RTP. «Deixou de haver ‘recados’ sobre os alinhamentos dos telejornais. Mas as coisas 

chegaram a um ponto em que tivemos de nos demitir por causa de uma questão 

essencial que era a proibição de uma reportagem com interesse jornalístico» (a 

Administração proibiu a deslocação de um jornalista sem visto a Angola porque tal 

poderia prejudicar as relações entre Lisboa e Luanda). «E não foi só aqui que o 

problema se pôs» - acrescenta - «as tarefas da direcção foram profundamente 

afectadas pelo facto de a empresa ter tomado como suas as prioridades de Estado». 

De facto, as intenções governamentais não resistiram às lutas internas no governo e 

no Partido Socialista e mesmo a clarificação dos objectivos da estação de serviço 

público patentes no novo Contrato de Concessão, assinado entre o Estado e a RTP 

em Dezembro de 1996, não veio resolver qualquer problema. No novo contrato, o 

Serviço Público era entendido de uma forma menos redutora, mais próximo de uma 

filosofia de programação. De acordo com este contrato (cláusula 4ª), a missão de 

Serviço Público de Televisão cometida à RTP determina que esta seja: “uma Televisão 

de referência”, “uma Televisão nacional”, “uma Televisão de utilidade social”, “uma 

Televisão de programação agregadora”, “uma Televisão das Liberdades Públicas”, 

“uma Televisão que produza obras de ficção de reconhecida qualidade”, “uma 

Televisão com exigência ética”. Relativamente às obrigações da programação de 

Serviço Público, este contrato contemplava, na cláusula 6ª, inúmeras orientações no 

sentido de dar resposta àquilo que se considerava ser o interesse público. Ainda que 

os resultados práticos deste documento tivessem sido praticamente nulos, há um nível 

bastante superior de especificação sobre o que deveria ser feito, em termos de 

programação, para garantir padrões de qualidade. 

Tanto o Contrato de Concessão do Serviço Público de 1993 como a versão de 1996 

afirmam que a fiscalização e verificação do mesmo é da competência do Ministro das 

Finanças e do membro do governo responsável pela área da comunicação social 

(cláusulas 18ª e 24ª, respectivamente). O Estado entende ser ele próprio o melhor 

garante do cumprimento dessa ‘missão’ de Serviço Público. Compete, portanto, à RTP 

'ser' um Serviço Público de Televisão e compete ao Estado garantir que a RTP 'é', de 

facto, um Serviço Público de Televisão. 

CECS   Pág. 16 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

A aprovação de uma nova Lei da Televisão (31-A/98 de 14 de Julho) - apesar de abrir 

novas possibilidades –  não veio também contribuir para a resolução dos problemas na 

RTP. Esta lei introduziu alterações no acesso e no exercício da actividade televisiva. 

Pela primeira vez, a lei possibilitou a criação de canais locais, regionais e temáticos. 

Esta abertura permitiu que as estações existentes se associassem aos operadores de 

cabo e aos produtores internacionais de conteúdos televisivos no sentido de 

desenvolver novos projectos.No entanto, a proliferação de canais temáticos veio 

fragmentar ainda mais as audiências, complicando a já difícil situação financeira das 

estações de televisão hertziana. 

A questão absolutamente crucial da dívida e do financiamento da empresa foi, uma 

vez mais, adiada. Para além de continuar sem taxa, a RTP viu ainda ser reduzido, por 

decreto governamental, o volume publicitário, uma decisão aplicada a partir de Janeiro 

de 1997. A RTP1 passou a ter um máximo de 7,5 minutos de publicidade por hora e a 

RTP2 ficou sem anúncios comerciais. «Como poderia ser encarada pela empresa, 

senão como um inequívoco sinal de alguma prosperidade, a deliberação de limitar a 

publicidade na RTP1 (...) e de proibi-la na RTP2 (...)?», interroga o próprio ex-

secretário de Estado, Arons de Carvalho (2002: 35). «O governo tomou esta decisão, 

após uma diligência dos presidentes da SIC e da TVI junto do próprio Primeiro 

Ministro, no final de 1996. Balsemão e Monjardino apresentaram-na como a única 

forma de salvar a TVI de uma irreversível falência e de finalmente conduzir a SIC para 

a obtenção de lucros» (Carvalho, 2002: 35). 

A esta medida não foram criadas quaisquer alternativas transparentes de 

financiamento da RTP e a proposta do então secretário de Estado da Comunicação 

Social, Arons de Carvalho, de financiar a empresa através do estabelecimento de uma 

relação directa com o PIB não passou disso mesmo. As indemnizações 

compensatórias ficaram também sempre aquém do estabelecido e a «imprevisibilidade 

das verbas colocadas à disposição da empresa impediam qualquer planeamento 

estratégico», tal como admitiu o próprio Arons de Carvalho, poucos meses depois de 

ter abandonado o cargo (2002: 31). 

As permanentes dificuldades da empresa, para as quais o executivo de António 

Guterres não encontrou resposta adequada, serviram de arma de combate para a 

oposição e para os restantes operadores privados. Estes criticavam frequentemente o 

apoio financeiro do Estado e a oposição, argumentando que a RTP não prestava um 

verdadeiro Serviço Público, defendia a sua privatização. No panorama audiovisual, tal 

CECS   Pág. 17 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

como foi redesenhado por Cavaco Silva e preservado pelos governos de António 

Guterres, a RTP manteve-se condenada à indefinição quanto ao projecto de Serviço 

Público, à dependência política e à inviabilidade financeira.  

Apesar da tentativa dos governos socialistas de afastar a RTP da subordinação directa 

à política de informação do executivo, a incerteza e a desorientação marcaram a 

televisão do Estado neste período. O próprio Presidente do Conselho de Opinião da 

RTP, António-Pedro Vasconcelos, sintetizava a situação que se vivia na empresa no 

início do ano 2000: «A RTP, tal como está, não pode continuar. Devido à falta de 

estratégia, à irresponsabilidade ou à incúria dos governos, à instabilidade das 

administrações, nomeadas na maioria dos casos em função da confiança política e 

não da sua competência, ao peso corporativo da nomenklatura interna, à falta de 

imaginação, criatividade e talento, que parecem ter desertado da programação, é hoje 

o principal obstáculo à existência de verdadeiro SPT em Portugal» (Público, 20 de 

Março de 2002: 41). 

 

Notas conclusivas 

Desde a fundação da RTP até à implementação do regime democrático, o poder 

executivo definia aquilo que entendia ser o interesse da nação em geral, e o interesse 

do telespectador em particular, sem que, para isso, fosse necessário considerar as 

opiniões e perspectivas da população. A mudança de regime, depois do 25 de Abril de 

1974, apesar da abolição formal da censura, não trouxe alterações estruturais 

significativas a este quadro, sobretudo no que diz respeito à eventual criação de 

mecanismos especificamente concebidos para representar e defender os interesses 

dos telespectadores e também não desenvolveu estruturas para a efectiva 

participação dos cidadãos quer na construção de um modelo de Serviço Público de 

Televisão quer na sua implementação. Verifica-se aqui, como em muitas outras áreas 

de estudo das políticas de comunicação, uma carência de avaliações cuidadas e 

suficientemente fundamentadas. Importará, no entanto, sublinhar que o novo poder 

político, resultante da transição para a democracia, encontrou – em todos os 

momentos – formas de justificar quer actos de clara intervenção na gestão na RTP 

quer, por contraponto, a ausência de quaisquer acções ou iniciativas no sentido de 

reformular o papel do Estado na sua relação com a empresa. 

Ao longo destas linhas, procurámos demonstrar que o poder político nunca abdicou de 

impor a sua visão de interesse público à RTP e que a estação, independentemente da 

CECS   Pág. 18 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

qualidade dos seus profissionais nas áreas da informação e programação, navegou ao 

sabor dos desejos da tutela – antes e depois da nacionalização, antes e depois da 

radical mudança política de 1974. Na matriz criadora da RTP, está inscrita a noção de 

prestar serviço ao poder político e não aos cidadãos. Tal não implica que a RTP não 

tenha – em muitas situações - servido também os cidadãos; significa apenas que o 

serviço aos cidadãos e com os cidadãos nunca fez parte das preocupações essenciais 

dos principais responsáveis da empresa e de quem os nomeava. 

Do que acima foi avançado, pode inferir-se que a relação Estado – RTP – cidadãos 

nunca foi, em momento algum dos quase 50 anos da história da teledifusão,  

multidireccional. O Estado português – independentemente do regime ou do governo – 

parece ter sempre actuado sob a presunção de que os cidadãos não estariam (ainda) 

preparados para interagir responsavelmente com a televisão. Marcello Caetano 

receava o potencial nefasto do meio, o MFA encontrava razões para cautelas, Cavaco 

Silva soube manter a gestão sob controlo e António Guterres nada fez para acabar 

com a dependência financeira. Em quase meio século de televisão, o Estado criou, 

nacionalizou, governamentalizou, alargou e internacionalizou uma empresa de 

televisão sem nunca ter expressado grande preocupação (além da retórica) com os 

interesses dos destinatários de tanto esforço. 

A intenção expressa do actual governo (XVº) aparenta indiciar a entrada numa nova 

fase. Embora o quadro de partida para a elaboração do documento «Novas Opções 

para o Audiovisual» - apresentado no dia 19 de Dezembro de 2002 - tenha sido o 

mesmo do passado15, a nova orientação propõe tratar de forma aberta e definitiva a 

‘herança’ da RTP e, com igual empenho, resolver a crise de indefinição, apresentada 

como «crise de integridade» (19.12.2002: 6). Numa formulação que se apresenta, 

nalgumas áreas, bem distante da postura inflamada e desprovida de substância das 

primeiras declarações do ministro da tutela, o documento avança que o Serviço 

Público necessita de adoptar a noção de ‘acção positiva’ (ibid: 12). Adianta ainda que 

um autonomizado segundo canal deverá ser o espaço de actuação da sociedade civil, 

com o apoio (ainda que, idealmente, apenas numa fase inicial) do novo operador de 

Serviço Público. 

                                                           
15 O governo procurou um novo conceito de Serviço Público nos mesmo lugares de sempre e com base em percepções 
que adquiriram já um carácter de perenidade na vida política nacional. A intenção terá sido não tanto receber um 
alargado leque de contribuições com o objectivo de – à luz das inescapáveis opções políticas – elaborar uma estrutura 
fundamentadora da adequação do conceito à realidade portuguesa, mas antes percorrer rotinas mais simples, 
previsíveis e até mesmo mais recompensadoras no imediato (quer para o governo quer para os reduzidos círculos de 
indivíduos que garantem a perpetuação das suas muito particulares leituras e/ou representatividade de interesses). 

CECS   Pág. 19 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

Indo além da simples reestruturação financeira do actual operador público de 

televisão, o documento apresenta-se como uma grelha de funcionamento mais vasta 

para toda a política de audiovisual do governo liderado por Durão Barroso. O facto de 

se encontrar pontuado por ajustes de contas políticos retira ao texto alguma solidez, a 

deliberada ausência de detalhes sobre o alargamento da concessão de tarefas de 

serviço público aos privados sugere, no mínimo, hesitação e o quase ostensivo 

‘libertar’ do segundo canal denota menos de desconhecimento dos media do que de 

deliberada manobra de auto-garantia política. Na sua globalidade, porém, estamos 

perante um texto com algumas virtudes: a clareza de propósitos, a intencionalidade de 

acção e a fuga à esterilidade de uma política fundamentada na não decisão. 

Afigura-se demasiado cedo para avaliar em mais detalhe a valia das propostas e – 

sobretudo se recordarmos as declarações de intenções de anteriores governos – mais 

prematuro seria analisar os seus efeitos. Ainda assim, parece-nos seguro ressaltar 

que este documento resulta, uma vez mais, da necessidade de adaptar o operador 

estatal de televisão à postura política do governo do momento e não de um processo 

alargado de reflexão sobre serviço público de televisão em Portugal. A urgência 

reformista justificou a inexistência de um amplo e sério debate, fundamentou o pontual 

trabalho de uma comissão nomeada pelo executivo e reduziu a pouco mais do que 

uma formulação estilística a noção de ‘oportunidade histórica’ de que fala o documento 

governamental. De lado ficou a possibilidade real de se abrirem portas a uma 

participação cívica consciente e reflectida, incentivadora de divergências e 

fomentadora de novas ideias.  

O novo operador público de Televisão, saído da profunda reestruturação em curso, 

deverá reflectir uma diferente visão do papel do Estado na sociedade mas não mais do 

que isso. O governo social-democrata entende que lhe cabem, sobretudo, tarefas de 

regulação e que, consequentemente, o seu peso nos vários sectores da economia 

deve ser reduzido. O enfoque dado, na apresentação do novo documento, à previsível 

redução de custos é bem sintomático dessa postura. Fica, porém, uma vez mais por 

responder a pergunta que nunca houve tempo nem vontade para fazer: que Serviço 

Público quer o público? Para que existisse Serviço Público de Televisão, na acepção 

que este livro encerra, seria absolutamente necessário romper com a história, inverter 

o caminho e inventar um futuro de interacção, num ambiente de declarada e 

permanentemente auditada independência. Para que isso acontecesse, seria 

necessário que o Estado alterasse, de forma decisiva, a sua postura face ao meio e 

face à participação dos cidadãos. 

CECS   Pág. 20 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

Bibliografia 

Assembleia da República (2002). Programa do XV governo Constitucional, 

Apresentação e Debate. Lisboa: Assembleia da República. 

Assembleia da República (1999). Programa do XIV governo Constitucional, 

Apresentação e Debate. Lisboa: Assembleia da República. 

Assembleia da República (1995). Programa do XIII governo Constitucional, 

Apresentação e Debate. Lisboa: Assembleia da República. 

Assembleia da República (1992). Programa do XII governo Constitucional, 

Apresentação e Debate. Lisboa: Assembleia da República. 

Assembleia da República (1987). Programa do XI governo Constitucional, 

Apresentação e Debate. Lisboa: Assembleia da República. 

Assembleia da República (1986). Programa do X governo Constitucional, 

Apresentação e Debate. Lisboa: Assembleia da República. 

Barata-Feyo, José Manuel (2002). RTP: O Fim Anunciado. Lisboa: Oficina do Livro. 

Barreto, António (org.) (1996). A situação Social em Portugal, 1960-1995. Lisboa: 

Instituto de Ciências Sociais. 

Barreto, António e Clara Valadas Preto (1996). ‘Portugal 1960/1995: Indicadores 

Sociais’, Cadernos do Público, nº8. Lisboa: Público. 

Barreto, António e Maria Filomena Mónica (eds.). (1999). Dicionário de História de 

Portugal, Vol. VII-VIII. Porto: Figueirinhas. 

Bruneau, Thomas C. e Alex MacLeod. (1986). Politics in Contemporary Portugal – 

Parties and the consolidation of democracy. Boulder: Lynne Rienner. 

Cádima, Francisco Rui (Fevereiro 1995). ‘A RTP nas eleições de 1958 – História de 

uma Perseguição’. História, Ano XVII (Nova Série), nº5. 

Cádima, Francisco Rui (1996). Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa. Lisboa: 

Presença. 

Caetano, Marcello (1974). Depoimento. Rio de Janeiro: Record. 

Castelo-Branco, Fernando (1987).  ‘A Radiodofusão dos discursos de Salazar como 

factor da sua ascenção política’. O Estado Novo - Das Origens ao Fim da 

CECS   Pág. 21 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

Autarcia (1926-1959), Vol. II,  Actas do colóquio «O Estado Novo – Das 

Origens ao Fim da Autarcia (1926-1959)». Lisboa: Fragmentos. 

Carvalho, Alberto Arons (2002). Valerá a Pena Desmenti-los?. Coimbra: Minerva. 

Carreira, Medina (1996). ‘O Estado e a Educação’, Cadernos do Público, nº7. Lisboa: 

Público. 

Castrim, Mário (1996). Televisão e a Censura. Porto: Campo das Letras. 

Comissão de Reflexão sobre o Futuro da Televisão. Relatório Final, Outubro de 1996. 

Contrato de Concessão do Serviço Público de Televisão Celebrado entre o Estado 

Português e a Rádiotelevisão Portuguesa, SA. em 17 de Março de 1993. 

Contrato de Concessão do Serviço Público de Televisão Celebrado entre o Estado 

Português e a Rádiotelevisão Portuguesa, SA. em 31 de Dezembro de 1996. 

Ferrão, João (1996). A Demografia Portuguesa, Cadernos do Público, Vol. 6. Lisboa, 

ICS-Público, 1996. 

Ferro, António. (1935). Salazar – O Homem e a sua Obra (3ªed.). Lisboa: Empresa 

Nacional de Publicidade. 

Lourenço, Eunice (1998, 7 de Janeiro). ‘Reestruturação da RTP é fundamental’ 

(entrevista com Jorge Coelho). O Público, p 2-3. 

Mauperrin, Maria José. (20 de Julho de 1996). ‘A idade da Inocência’. Expresso – 

Revista. 

Melody, W.H. (1990). 'Communications Policy in the Global Information Economy'.  

M.F. Ferguson (Ed.). Public Communication: The New Imperatives. Londres: 

Sage. 

Mesquita, Mário. (Dezembro de 1988). ‘Estratégias liberais e dirigistas na 

Comunicação Social de 1974-1975, da Comissão Ad Hoc à Lei de Imprensa’. 

Comunicação e Linguagens, nº8. 

Mesquita, Mário (1994). ‘Os meios de Comunicação Social’. Reis, António. (Ed.). 

Portugal – 20 anos de Democracia. Lisboa: Círculo de Leitores. 

Mitchell, Jeremy and Jay Blumler (1994). 'Is Television Accountable to Viewers?'. 

Policy Studies, Winter 1994 Vol.14, nº4, 4-21. 

CECS   Pág. 22 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 



Helena Sousa e Luís António Santos  RTP e Serviço Público 
 Um percurso de inultrapassável dependência e contradição 
 

Mónica, Maria Filomena (1996). Os costumes em Portugal. Cadernos do Público, Vol. 

1, Lisboa, ICS-Público. 

Optenhögel, Uwe. (1986). ‘Portugal’. Kleinsteuber, Hans J. et al. (Eds.). Electronic 

Media and Politics in Western Europe. Frankfurt: Campus Verlag. 

Presidência do Conselho de Ministros. (19.12.2002). ‘Novas Opções para o 

Audiovisual’.  

Presidência do Conselho de Ministros. (11.11.2002). ‘XV governo Constitucional – Os 

primeiros seis meses – Estamos a Cumprir – Portugal vai Vencer’. 

http://www.portugal.gov.pt/pt/Documentos/20021111SeisMeses1.htm 

Público (08.04.1994). ‘Tendências e dependências no Audiovisual’. Dossier «20 Anos 

– 25 de Abril». 

Rosas, Fernando. (1994). ‘O Estado Novo’, Vol. 7. Mattoso, José (Ed.). História de 

Portugal. Lisboa: Estampa. 

Rosas, Fernando e José Maria Brandão de Brito (Eds.) (1996). Dicionário de História 

do Estado Novo, Vols. I-II. Lisboa: Círculo de Leitores. 

Silva, Vicente Jorge. (7 de Março de 1981). ‘24 anos de RTP: a história de uma 

servidão’. Expresso. 

Soares, Mário. Mensagem à Assembleia da República, 5 de Junho de 1991. 

Sousa, Helena (1996). Communications Policy in Portugal and its Links with the 

European Union. Tese de doutoramento. Londres: School of Social Sciences, 

City University. 

Sousa, Helena (2000). ‘Políticas da Comunicação: Continuidades e Reformas’. Pinto, 

Manuel et al. A Comunicação e os Media em Portugal (1995-1999). Braga: 

Universidade do Minho. 

Sousa, Helena (1999). ‘Serviço Público, Televisão Comercial e a Implementação da 

Lei: Alguns Elementos para o Debate’. Comunicão e Sociedade 1, Cadernos do 

Noroeste, Série Comunicação, Vol.12 (1-2). 

Teves, Vasco Hogen (1998). História da Televisão em Portugal, 1955/1979, 1º 

Volume. Lisboa: TV Guia Editora.  

 

CECS   Pág. 23 de 23 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 


	RTP e Serviço Público
	Ventos de Mudança
	Notas conclusivas


