
Capítulo 5 – Venturas e desventuras da televisão pública  

José Rebelo 

 

 

5.1 − Televisão pública e Estado-nação 

 

No advento da televisão em França, o jurista e universitário Fernand Terrou indicava 

sete motivos que justificariam a forte intervenção do Estado na definição e na 

execução de um serviço público: 

i) impedir que a gestão das frequências hertzianas, entendidas como um bem 

raro, se submetesse à lógica comercial; 

ii) superar, através de investimentos públicos, os elevados custos de instalação e 

de exploração das estações; 

iii) acautelar o extraordinário “poder social” da televisão, isto é, a sua importância 

na formação da opinião pública; 

iv) aplicar à televisão o regime de monopólio estabelecido para as transmissões 

postais e telegráficas; 

v) garantir o princípio da “universalidade”, evitando que a televisão fosse apenas 

visível em regiões comercialmente relevantes; 

vi) assegurar o seu direito a dispor de um meio de comunicação susceptível de 

informar todos os cidadãos, nomeadamente no que respeita às grandes 

orientações estratégicas de defesa nacional, relações externas, educação, etc.; 

vii) precaver as dificuldades, levantadas por interesses privados, que ameaçam a 

plena satisfação de direitos públicos (a televisão pública estaria mais habilitada 

a transmitir manifestações desportivas, a assegurar a protecção da criança ou a 

defender a pluralidade de emissões culturais, por exemplo). 

Não admira, pois, que os conceitos de “serviço público de televisão” e de “televisão do 

Estado” se confundissem. Em 1959, era criada a Rádio Télévision Française (RTF), sob a 

dependência directa do ministro da Informação. Três anos depois, Alain Peyrefitte, 

chamado a exercer esta função governamental, instituía o Service de Liaison 

brought to you by COREView metadata, citation and similar papers at core.ac.uk

provided by Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

https://core.ac.uk/display/47131342?utm_source=pdf&utm_medium=banner&utm_campaign=pdf-decoration-v1


Interministériel pour l’Information: diariamente, reunia no seu gabinete as chefias de 

redacção da RTF, por ele próprio nomeadas, e os responsáveis pelos serviços de 

informação dos diferentes ministérios. O objectivo consistia, naturalmente, em 

determinar a agenda política do dia. Erigia-se, deste modo, um contrapoder 

relativamente à imprensa escrita, considerada pelo general de Gaulle, então chefe do 

Estado, como sendo globalmente hostil. Em 1964, a RTF dava lugar ao Office de 

Radiodiffusion-Télévision Française (ORTF). Esbatia-se a influência do Governo na 

produção radiofónica e televisiva. Reconhecia-se a necessidade de haver autonomia na 

“satisfação das necessidades de informação, cultura, educação e distracção do 

público”, o que não impede o chefe de Estado seguinte, George Pompidou, de 

proclamar em 1970: “Quer se queira quer não, a ORTF será sempre a voz da França”. 

O princípio do monopólio do Estado em matéria de produção televisiva surge, pois, 

natural e incontestavelmente, em particular no continente europeu. Entendeu-se, 

então, que só um sistema público seria capaz de fazer serviço público. 

Financiado quase sempre pela taxa, o modelo prosperou, de início, sem dificuldades de 

maior. A popularidade do novo medium era grande. Por outro lado, estava-se num 

período de relativa expansão económica, e a compra de aparelhos de televisão crescia 

exponencialmente. 

Todavia, a partir de dada altura, a curva de crescimento entrou em estagnação. As 

aquisições de receptores passaram a corresponder, sobretudo, a eventuais renovações 

de material e não à entrada de novos consumidores no mercado. Em contrapartida, as 

produções tornaram-se cada vez mais onerosas e os tempos de emissão cada vez mais 

longos, o que resultou na acentuação do desfasamento existente entre custos e 

receitas. Solução: o sistema público de televisão viu-se constrangido a recorrer à 

publicidade. 

Solução perversa, pois o apelo à publicidade equivalia, particularmente na Europa − 

onde a oposição público/privado é mais sentida −, à renúncia da concepção original de 

serviço público. Como aceitar, de facto, que um sistema público, responsável pela 

produção de um serviço público, fosse financiado e, por conseguinte, preservado pela 

publicidade, símbolo do privado triunfante? 



As condições de implosão estavam reunidas. Por toda a Europa, quase sem excepção, 

assistiu-se à multiplicação de estações privadas de televisão e à emergência de um 

sistema concorrencial público/privado. O exemplo, vindo dos Estados Unidos, 

estendera-se à Grã-Bretanha e à Bélgica, países onde a televisão privada começou a 

funcionar em meados dos anos 50. Verificou-se o mesmo, duas décadas mais tarde, 

em Itália. Os anos 80 marcam o aparecimento de canais privados de televisão em 

França, na Alemanha, na Holanda, na Grécia e em Espanha. Depois foi Portugal… 

Assistiu-se, assim, à instituição de uma espécie de Yalta do audiovisual, que, se nuns 

casos traduzia a impotência dos estados para responderem adequadamente à onda 

avassaladora da iniciativa privada, noutras situações exprimia estratégias de 

seguidismo ou até mesmo de antecipação do Estado relativamente àquilo que ele 

próprio passava a incluir no domínio do inexorável. 

Esboroava-se, rapidamente, aquela espécie de tribuna a partir da qual forças políticas 

dominantes faziam ecoar, em exclusivo, a sua voz. 

À fase do Estado como operador único seguiu-se uma segunda, na qual assumia 

simultaneamente as funções de operador e regulamentador. Um Estado que se 

assumia como operador directo, financiando uma televisão pública, mas que, ao 

mesmo tempo, delegava parte das suas responsabilidades no sector privado, 

concedendo-lhe a possibilidade de prestar serviço público, segundo modalidades que 

lhe caberia a ele adoptar e, em seguida, verificar. 

Equilíbrio difícil, este. À medida que a iniciativa privada ganhava raízes, aumentavam 

as pressões no sentido de se reduzirem ao mínimo (ou até se anularem) as funções 

operadora e reguladora do Estado, convertendo-o numa espécie de “guarda-nocturno” 

do sistema de televisão. 

Mais do que uma alteração do estatuto da televisão, estas pressões revelavam uma 

transformação do conceito e das funções do Estado. De facto, a contestação do 

sistema público de televisão não fazia mais do que acompanhar o questionamento do 

próprio conceito de Estado-Nação. 

 

 



5.2 − Televisão pública e globalização 

 

O Estado-Nação assentava num triplo pressuposto: 

i) o pressuposto da responsabilidade colectiva, segundo o qual o indivíduo não é 

apenas cidadão e pessoa privada, mas sim cidadão e sujeito social (assalariado, 

desempregado, estudante, consumidor), e, como tal, é portador de direitos 

assegurados pela colectividade organizada em Estado; 

ii) o pressuposto de um Estado entendido não como uma simples manifestação 

de soberania, mas como a expressão da cooperação de serviços públicos, 

organizados e controlados pelos governantes; 

iii) o pressuposto do "terceiro simbolizante", acerca do qual fala Louis Quéré, que 

defende que toda a colectividade necessita de um espaço autónomo, exterior, 

onde possa construir a sua imagem. Estendendo o conceito “habermasiano” de 

espaço público − o lugar do discurso racional – à modernidade, diríamos então, 

com Quéré, que esse é o lugar de uma representação simbólica da sociedade 

que permite ao indivíduo pensar-se como parte integrante desta. 

A separação dos domínios funcionais da política e da economia, característica do 

moderno Estado de direito, acarretava duas consequências. Por um lado, o Estado, 

detentor do monopólio do emprego legítimo da força, reservava para si as principais 

competências de regulação em matéria de administração pública; por outro, a força 

pública, dotada de funções específicas, dependia, enquanto Estado fiscal, dos recursos 

obtidos a partir das trocas económicas livremente operadas na esfera privada. 

O poder do Estado, na sua dupla vertente fiscal e de direito, inscrevia-se, assim, na 

existência de um “povo político”, resultado da integração cultural e da consequente 

mobilização política de “sujeitos”, isto é, da integração de uma população inicialmente 

heteróclita, que, ultrapassando a ligação à aldeia, à família, à região ou à dinastia, 

desenvolveria uma nova forma de identidade colectiva. 

A construção simbólica de um "povo" dotado de uma origem, de uma língua e de uma 

história comuns surgia, pois, como condição indispensável à génese do Estado-Nação. 

Ora, a globalização, suportada ideologicamente por um discurso “ultraliberalizante” e 

“desterritorializante”, veio, justamente, pôr em causa esse conceito: à ideia de 



território contrapôs a de espaço-mundo enquanto lugar sem fronteiras, onde se 

desenvolveriam os mecanismos de produção e de consumo. Ou seja, teoricamente, 

tudo deveria poder ser produzido e consumido em qualquer parte do mundo. 

À ideia de “povo político”, dotado de uma unidade e de uma identidade próprias, opôs 

a de público disperso, uniformizado, estandardizado, “dessingularizado” pelos meios 

de comunicação de massas encarregados de incutir as mesmas práticas culturais e 

sociais, os mesmos gostos, os mesmos projectos. Gradualmente, instituía-se uma 

“cultura global”, como assinala Ignacio Ramonet, que visava converter o capitalismo 

àquilo a que Alain Minc designa por “estado natural da sociedade”. “Os relógios da 

civilização ocidental sincronizam as cadências mais heterogéneas, submetidas, pela 

força, à regra da simultaneidade”, escreveria Habermas. 

À moção de Estado social de direito, encarregado de resolver a contradição entre 

igualdade jurídica e desigualdade real − trabalhando, portanto, no sentido da 

protecção dos mais débeis −, a globalização respondeu com a ideia de equilíbrio, fruto 

da desregulamentação social (ou melhor: da auto-regulamentação) da sociedade civil, 

assim libertada de tutelas. 

Para um mundo global, uma televisão global. No contexto da globalização, a TV 

privada vai conhecendo sucessivas fases de evolução. Numa primeira, constitui-se 

como núcleo central de grupos multimédia de dimensão essencialmente nacional. A 

procura do lucro relega, então, para segundo plano princípios como o da 

universalidade da difusão, privilegiando zonas urbanas com maiores índices de 

consumo, e ajuda a explicar a tendência existente para a optimização do binómio 

audiência/custo do programa, subalternizando critérios de qualidade. 

Numa segunda fase, regista-se a associação entre grupos multimédia e grandes 

empresas de telecomunicações; isto é, a união de conteúdos mediáticos e novas 

tecnologias, que se vêem, assim, reciprocamente rentabilizados. 

O processo evolutivo culmina com a completa internacionalização dos capitais 

investidos e com a total diluição dos grupos multimédia (cada vez mais alargados) 

numa complexa rede, transnacional e transectorial, de sociedades combinatórias. Ao 

lado, ou melhor, em relação de simbiose com esses grupos, surgem sociedades que 

prosseguem os mais variados interesses: do turismo à especulação imobiliária, da 

comercialização de produtos alimentares à especulação financeira. 



Nesta malha aparentemente desmaterializada, sem hierarquia claramente definida 

nem espaço perfeitamente delimitado, cabe aos media uma dupla e simultânea 

função: 

i) assegurar a criação e a consequente homogeneização de necessidades e, logo, 

de consumos, de modo a que se permita o escoamento de novos produtos 

gerados por complexos “maquínicos” em laboração permanente; 

ii) instituir mecanismos apaziguadores de tensões, que se tornam, em especial no 

que respeita a populações marginalizadas, instrumentos geradores de 

conteúdos virtuais, como se fossem fábricas de sonhos. 

Neste particular, destacam-se alguns nomes: Lagardère, Bouygues, Berlusconi, 

Bertelsman, Murdoch. Entre tantos outros. 

Em La Fabrication du Consentement, de la Propagande Médiatique en Démocratie, 

Noam Chomsky e Edward Herman analisaram a composição dos conselhos de 

administração dos dez principais grupos de comunicação existentes nos Estados 

Unidos: Dow Jones, Washington Post, New York Times, Time, CBS, Times-Mirror, 

Capital Cities, General Electric, Gannett, Knight-Ridder. E concluíram: 41,1% dos 

administradores eram directores executivos de multinacionais; 8,4% banqueiros; 

13,7% antigos industriais e capitalistas reformados; 8,4% juristas; 4,2% consultores de 

empresas privadas; 15,8% membros de associações “sem fins lucrativos”. 

 

 

5.3 − Televisão pública e crise 

 

No entanto, dá-se o reverso da medalha: com o desfazer do compromisso constitutivo 

do Estado-Nação, desencadearam-se crises sociais que este tinha sabido conter. Todos 

os indicadores assinalam um aumento da pobreza e da precariedade social. E quando 

diversos tipos de exclusão se acumulam – exclusão do mercado de trabalho, da 

formação profissional, das prestações sociais, da habitação ou da assistência familiar – 

surgem os indivíduos “descartáveis” (para recorrer a um conceito aprofundado por 

Michel Viewiorka), totalmente desinseridos e incapazes de mudar de situação pelos 



seus próprios meios. Este pauperismo contínuo abala os fundamentos da nova ordem 

global e liberal.  

Eis-nos perante a tão propalada crise, que é drama para uns e argumento para outros. 

“Não desaproveitem a crise actual”, aconselhava, recentemente, um Nobel da 

economia. Porque, independentemente dos seus efeitos imediatos, ela pode ser 

encarada como um momento da mutação qualitativa. Crise como fim e início. Como 

desconstrução e reconstrução. Na qual se destroem os “arquétipos” − referindo um 

conceito de Jung; se diluem os “resíduos”, para dizer como Pareto; se confundem os 

“caracteres essenciais” e se questionam todos os “conformismos lógicos” acerca dos 

quais nos fala Durkheim. 

Crise como epílogo do ideal unitário traduzível na formatação, na homogeneização de 

atitudes, de comportamentos, de projectos individuais e colectivos. Como epílogo da 

aparentemente inquebrantável fé no progresso. Do progresso como expressão da 

verdade. Da verdade como expressão da ciência. Da ciência como produto da razão. 

Como epílogo da fé no progresso que dá sentido à história. Um sentido linear, dentro 

da tradição judaico-cristã.  

Crise como epílogo e crise como ponto de partida. 

Como ponto de partida para o despertar de heterogeneidades. Para a afirmação plena 

daquilo a que Max Weber chamou “politeísmo dos valores”: localismos diversos, 

especificidades linguísticas e culturais, reivindicações étnicas, sexuais, religiosas. Como 

ponto de partida para a busca de consensos nascidos da diversidade e legitimados por 

ela. Como ponto de partida para a substituição de um conceito abstracto de harmonia 

por um concreto, ou seja, como expressão de um equilíbrio entre conflitos. 

Consoante o lugar a partir do qual falam, o estatuto de que dispõem e o objectivo que 

pretendem atingir, uns apostam na teoria dos ciclos históricos e outros no facto de o 

processo histórico ser irrepetível. Para os primeiros, a crise não é mais do que uma 

simples perturbação do sistema, que não tardará a recompor-se. Para os segundos, é 

expressão de viragem. Que não admite retorno. Nem recuo. 

A dicotomia assim traçada poderá assumir aspectos redutores. Nem haverá 

recomposição total nem viragem absoluta. Uma coisa parece, no entanto, esboçar-se: 

o declínio de um modelo de organização social de massas, baseado no princípio do 

crescimento constante da produção e do consumo; logo, na diversificação e no 



alargamento constante do mercado. Os meios de comunicação de massas, cuja génese 

remonta a meados do século XIX, cumpriram, ao longo dos anos, a sua função de 

“lubrificadores” do sistema, na feliz expressão de Yves de la Haye. Mas, adverte Michel 

Maffesoli num pequeno livro intitulado Apocalipse, “há momentos em que, na 

sequência de uma aceleração, de uma intensificação da energia, o corpo social ou 

individual, físico ou místico atinge o seu apogeu que, por um curioso paradoxo, se 

inverte em hipogeu”. O dealbar do milénio poderá ter significado o apogeu e, logo, o 

hipogeu, do modelo de organização social de massas e dos correspondentes media. 

Com as novas tecnologias de informação e comunicação acelera-se o fenómeno de 

pulverização tanto na esfera da produção de conteúdos informativos como na de 

distribuição ou na de consumo dos mesmos. Todos podem produzir informação, assim 

como a podem distribuir ou consumir. A isto acresce que os dispositivos clássicos de 

comunicação são contaminados pelos novos. São os jornais que reproduzem textos 

retirados de blogues. São as televisões que difundem fotos e filmes da autoria de 

amadores (que assim se vêem convertidos em “jornalistas de ocasião”) e que 

enfatizam imagens captadas na internet. Pulverização associada à instantaneidade, 

que, para Bernard Stiegler, significa “desrealização”. E, à medida que o ecrã de 

televisão se for confundindo cada vez mais com o do nosso telemóvel, mais se 

acentuará a tendência para o estilhaçar. Para a fragmentação dos conteúdos. Para a 

sua conversão em textos do tipo SMS, que cada um de nós combinará em função dos 

seus quadros de experiência. 

Pulverização, desrealização, fragmentação. “Amanhã, mais ainda do que ontem, será 

preciso aprender a viver entre a verdade e a mentira”, previne Joel de Rosnay, antigo 

professor do MIT, alarmado com a previsível saturação da informação e com a 

impossibilidade de a cruzar. 

Caberá talvez ao Estado, vilipendiado, ontem, pelo discurso ultraliberal e objecto, hoje, 

de uma progressiva reabilitação, essa tarefa de desenhar caminhos, de criar 

referências, de ensinar a “viver entre a verdade e a mentira”. Um serviço público de 

televisão, repensado em função dos novos contextos, recuperará, então, toda a sua 

razão de ser. 



Um serviço que, libertando-se dos egoísmos nacionais e das vontades específicas dos 

habituais sujeitos do poder político, seja um pretexto para a inteligente ocupação de 

tempos livres. Seja um incentivo à inovação. 

Um serviço público de televisão que, graças à tecnologia digital, poderá compreender 

canais generalistas e canais temáticos em número consideravelmente elevado. Canais 

nacionais mas, igualmente, regionais e locais. Um serviço que não será mais esse 

continuum, esse fluxo em sentido único, ao qual o público só pode reagir de três 

maneiras: ou aceita passivamente, ou faz zapping, ou desliga. Estará, pelo contrário, 

em permanente conexão com bibliotecas e bancos de informação. Pronto, portanto, a 

responder a todo o momento a qualquer solicitação do telespectador. 

Um serviço que saiba distinguir entre público e audiência. A audiência é uma 

abstracção estatística: “sei onde moram, sei onde trabalham, sei que idade têm, mas 

não sei quem eles são”, concluía ironicamente Daniel Dayan, comparando os dois 

conceitos, no decurso de um congresso realizado em Lisboa. A audiência significa 

“quem olha” e não “quem vê”. Sem estar obcecada com as audiências e com a 

necessidade de responder ao audímetro, a televisão de serviço público tem, no 

entanto, de ser considerada indispensável por esse mesmo público. Como 

indispensáveis são as estradas, as escolas, os hospitais. Tem que saber mobilizar o 

público a que, em princípio, se destina. 

 

 

5.4 − Nós por cá aguardamos 

 

Também em Portugal se manifestou, obviamente, a mesma confusão entre “serviço 

público de televisão” e “televisão do Estado”. Após o início regular das suas emissões 

em 7 de Março de 1957, a RTP acomodou-se, sussurrante, no aconchego de um 

governo autoritário durante vinte e sete anos. A revolução democrática de 25 de Abril 

de 1974 e a agitação política que se lhe seguiu espelharam-se na constituição dos 

órgãos superiores da administração da empresa: nos últimos trinta e cinco anos, o 

Conselho de Administração da estação estatal teve vinte e cinco presidentes. Mudava 

o Governo e mudava o Conselho de Administração. Mudava o Conselho de 



Administração e mudavam, em cascata, directores, chefes de serviço, etc. Facto 

inédito: o presidente do Conselho de Administração nomeado em 2002 cumpriu 

integralmente o seu mandato. Ver-se-á qual será a sorte do seu sucessor. 

No início dos anos 90, o serviço público de televisão passou a concorrer com a 

iniciativa privada. À semelhança do que se verificava na maioria esmagadora dos 

países europeus, o Estado português arrogava-se uma dupla função: a de operador e a 

de regulamentador. A uma escala reduzida − a do nosso país, afinal − também em 

Portugal se desenvolveram estratégias de concentração que envolveram os dois canais 

privados existentes. Internacionalizou-se o capital, mais num caso do que no outro. 

Timidamente, os grupos multimédia, assim constituídos, aproximaram-se de outros 

sectores de actividade. Também por cá, no auge da prática e do discurso ultraliberal, 

se questionou a existência de um serviço público de televisão.  

No decurso da última legislatura, foi notória a preocupação do poder político em 

reforçar a mediação entre televisão pública e público. Criou-se a figura do provedor e 

ampliaram-se os poderes do Conselho de Opinião, que, embora distante do seu 

congénere alemão, tem competência para ouvir os directores de programação e de 

informação da empresa, para dar um parecer sobre o plano de actividades, o 

orçamento e a execução do contrato de concessão, ou para se pronunciar, em termos 

vinculativos, sobre a personalidade escolhida para desempenhar as funções de 

provedor. Tanto nesta escolha como na constituição do Conselho de Opinião, o poder 

político optou, saudavelmente, por critérios não partidários. Entregou-se a provedoria 

a uma individualidade de reconhecida independência. O Conselho de Opinião integra 

representantes dos mais variados sectores da sociedade civil, assim como de todas as 

sensibilidades políticas que figuram no Parlamento. 

O mesmo critério não foi seguido, todavia, no campo da regulação. A eleição dos 

quatro membros do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação 

Social (ERC), que, em 2005, substituiu a Alta Autoridade para a Comunicação Social, 

obedeceu a um acordo parlamentar que deixou de fora forças políticas de impacto 

indesmentível na estruturação do espaço público, como são os casos do Partido 

Comunista Português e do Bloco de Esquerda. Por outro lado, a cooptação do quinto 

elemento que viria a presidir ao órgão careceu da transparência que o acto exigia. A 



ERC nascia torta. E mais o ia ficando ao longo do seu percurso, pontuado por 

intermináveis polémicas. 

Se, enquanto regulador, o Estado fraquejou, na sua qualidade de operador directo não 

conseguiu, ainda, destacar-se dos seus concorrentes privados. Recorre a programação 

semelhante, de gosto fácil. Confunde desporto com futebol, que ocupa longuíssimos 

tempos de antena sem que o respectivo retorno, em receitas de publicidade, esteja 

comprovado (em 2008, a transmissão de um jogo custou, em média, mais de 300.000 

euros). Incorre, frequentemente, na acusação de partidarismo, tanto no alinhamento 

noticioso como na organização e na composição dos debates. Mantém no ar uma RTP 

África de conteúdo equívoco e de destinatário indefinido. E uma RTP Internacional 

nostálgica e perfeitamente desadequada relativamente aos padrões das segunda e 

terceira gerações de portugueses espalhadas por esse mundo fora. 

Economicamente, e apesar de alguns resultados mais optimistas rápida e 

exultantemente divulgados pelos responsáveis, a empresa debate-se com um défice 

que se aproxima dos mil milhões de euros. É verdade que o esforço do Governo em 

matéria de investimento público resta titubeante. É verdade que ele continua por 

renegociar um acordo financeiro, de contornos ruinosos, celebrado em 2002 com um 

consórcio de bancos suíços − o chamado acordo Eurogreen. É verdade que há custos 

que se mantêm, como o da adesão ao serviço Euronews, sem resultados visíveis na 

programação: mais de dois milhões de euros por ano são gastos com um serviço que 

deixou de ser transmitido no primeiro canal da RTP, assim como na RTPN, e que, no 

segundo, foi relegado para altas horas da madrugada. 

Decididamente, Portugal é um microcosmo. É um laboratório onde se reproduzem as 

grandes tendências observáveis no planeta. É a irrupção local de fenómenos globais. 

Com efeito, finda a euforia ultraliberal, os olhares voltam-se de novo, em Portugal, 

para o Estado, que parece ressuscitar de uma agonia antes considerada irrecuperável. 

Como corolário, baixa de tom a controvérsia em torno da necessidade de um serviço 

público de televisão garantido por uma televisão pública. 

A oportunidade existe. O Estado deverá aproveitá-la para assumir sem complexos o 

seu papel de instância dinamizadora de um serviço público de televisão. Que funcione, 

ao mesmo tempo, como alternativa crítica à televisão privada. Que previna os excessos 

e preencha as lacunas. Que gere consensos. 



Um serviço público que, até 2012, se equipe convenientemente de modo a tirar 

proveito da tecnologia digital. 

A oportunidade existe. Mas o tempo disponível para a sua concretização é curto. 

 

Referências bibliográficas 

 

Carvalho, Alberto Arons de (2009), A RTP e o Serviço Público de Televisão, Coimbra, 

Almedina. 

Chomsky, Noam, e Edward Herman (2008), La Fabrication du Consentement, de la 

Propagande Médiatique en Démocratie, Marselha, Agone. 

Goffman, Erving (1991), Les Cadres de l’Expérience, Paris, Éditions de Minuit. 

Habermas, Jürgen (2000), Après l’État-nation. Une Nouvelle Constellation Politique, 

Paris, Fayard. 

Haye, Yves de la (1984), Dissonances-Critique de la Communication, Paris, La Pensée 

Sauvage. 

Maffesoli, Michel (2009), Apocalypse, Paris, CNRS Éditions. 

Minc, Alain (1999), O Triunfo da Mundialização, Lisboa, Instituto Piaget. 

Quéré, Louis (1982), Des Miroirs Équivoques. Aux Origines de la Communication 

Moderne, Paris, Aubier. 

Ramonet, Ignacio (1998), Geopolítica do Caos, Petrópolis, Editora Vozes. 

Rebelo, José (1993), “No primeiro aniversário da televisão privada em Portugal”, 

Análise Social, XXVII (122), pp. 653-677. 

Rebelo, José (2002), “Televisão pública / televisão do público”, em Raquel Paiva (org.), 

Ética, Cidadania e Imprensa, Rio de Janeiro, Mauad Editora, pp. 49-62. 

Rebelo, José (2002), O Discurso do Jornal, Lisboa, Notícias Editorial. 

Rebelo, José (2003), A Comunicação. Temas e Argumentos, Coimbra, Minerva Coimbra. 

Rebelo, José (2006), “Prolegómenos à narrativa mediática do acontecimento”, 

Trajectos, 8-9, pp. 17-28. 



Rebelo, José (2009), “O lugar do ‘outro’ e do ‘diferente’ nos media, Janus 2009, 

Portugal no Mundo, Lisboa, Universidade Autónoma, pp. 180-182 (edição em língua 

inglesa: “The ‘different’ and the ‘other’ in the media” pp. 94-96). 

Rosnay, Joël (2006), La Révolte du Pronetariat, Paris, Fayard. 

Salaün, Jean-Michel (1989), A Qui Appartient la Télévision, Paris, Aubier. 

Stiegler, Bernard (2004), De la Misère Symbolique. l’Époque Hyperindustrielle, Paris, 

Galilée. 

 


