Article thumbnail

Três casos de miosite induzida pelo anti‐TNF e revisão da literatura

By Orhan Zengin, Mustafa Erkut Onder, Samet Alkan, Gezmiş Kimyon, Nergis Hüseynova, Zeynep Hanım Demir, Bünyamin Kısacık and Ahmet Mesut Onat

Abstract

ResumoOs fármacos antifator de necrose tumoral (anti‐TNF) são frequentemente preferidos no tratamento de doenças reumatológicas e outras doenças inflamatórias. O desenvolvimento de miosite após o uso de anti‐FNT é uma condição clínica rara. Este estudo objetivou descrever casos de pacientes que desenvolveram miosite após o uso de anti‐TNF e fazer uma revisão da literatura atual. Descrevem‐se dois casos de artrite reumatoide (AR) e um caso de espondilite anquilosante (EA) que desenvolveram miopatia inflamatória idiopática após o tratamento com anti‐TNF. Em conclusão, pode haver desenvolvimento de miosite durante o tratamento com anti‐TNF, de modo que esses pacientes devem ser cuidadosamente avaliados inicialmente à procura de miosite e devem ser cuidadosamente monitorados em razão do potencial de desenvolvimento de miosite no processo de tratamentoAbstractAnti‐tumor necrosis factor (anti‐TNF) drugs are frequently preferred in the treatment of rheumatologic diseases and other inflammatory diseases. The development of myositis after using anti‐TNF is a rare clinical condition. Here we aimed to report cases who developed myositis after using anti‐TNF and review the current literature. We report two cases of rheumatoid arthritis (RA) and a case of ankylosing spondylitis (AS) developed idiopathic inflammatory myopathy following anti‐TNF therapy. In conclusion, myositis could develop during anti‐TNF therapy, so these patients should be evaluated carefully initially for myositis and should be closely monitored due to the potential for developing myositis in treatment process

Publisher: Elsevier Editora Ltda.
Year: 2016
DOI identifier: 10.1016/j.rbr.2015.12.005
OAI identifier:

Suggested articles


To submit an update or takedown request for this paper, please submit an Update/Correction/Removal Request.